Ano 1998

Em Setembro 1998, no distrito de Palmitópolis em Nova Aurora PR, Jorge Altíssimo arrenda o Moinho Colonial Palmitópolis. Com geração própria de energia e processamento de cerca de 25 ton/dia de trigo, o moinho gerava cerca de 12 empregos diretos. Com produtos comercializados na marca Thien, tinha farinha para pães, biscoitos e cola.

Ano 1999

Em 27 de outubro de 1999 o Moinho Consolata deixa de ser um sonho para tornar-se realidade. O até então empresário empreendedor rural Jorge Altíssimo, com conhecimento industrial, aceita proposta feita por empresários do seguimento, que assim como ele, acreditava no potencial existente na região em especial a implantação do moinho. Houve também um convite do então prefeito de Cafelândia, Romano Czerniej, apostando na família Altíssimo e no egresso de colaboradores. O que era apenas um sonho torna-se realidade: “Sonhar é não impor limites sejam eles quais forem, é fazer do impossível o possível, quando e quanto quiser o coração”.

Ano 2000

No ano de 2000 é escolhida a primeira logomarca Consolata, desenvolvida em devoção e homenagem a Nossa Senhora Consolata, padroeira da cidade de Cafelândia, PR. Com a marca devidamente registrada, a empresa Moinho Industrial Consolata Ltda., começa a dar seus primeiros passos.

Ano 2001

A marca passa por nova modelagem e lança ao mercado os primeiros produtos Consolata: Farinha de Trigo Especial para Massas, Especial para Panificação e Comum, hoje chamada de tipo 2 e destinada Biscoito, e ainda a comercialização do farelo de consumo animal.

Ano 2002

Nesse ano, devido ao aumento na equipe administrativa, é alugada uma sala comercial por onde permaneceu por 8 anos.

Ano 2003

A Consolata necessita de maior capacidade de armazenagem para expedição. Assim o complexo aumenta em mais um barracão com tamanho de 1.200m² para estocagem de produtos acabados.

Ano 2004
Lançada a marca Consomix para pão Francês, voltado para os panificadores regionais que buscam mais praticidade e padrão de qualidade.
Lançamento da linha doméstica voltadas para donas de casa. Com os produtos Panifício especial para pães, bolos e biscoitos, produzida nas embalagens de 5Kg e 1Kg, e o produto Pastifício especial para macarrão, massas e salgados produzidas em embalagens de 5Kg.
Ano 2005

Em 2005 a Consolata compra e negocia 2000 toneladas de trigo da Cooperativa Copacol, sendo escoada com urgência para atender um pedido de esvaziar os silos para novas safras de seus cooperados. Devido a falta de silos de armazenagens na cooperativa , foi cavado um buraco sobre o terreno do moinho, protegido por lonas mantendo a temperatura da terra, assim os produtos permaneceram intactos, usados em perfeitas condições.

Ano 2006

O Moinho realiza o projeto de estocagem de grãos, um dos primeiros sistema do Oeste paranaense, com silos de concreto armado e com operação em softwares automatizada e sem uso de agrotóxico através de um sistema de refrigeração de grãos evitando pragas e mantendo as propriedades físicas e químicas da matéria prima. Também neste período foi realizada a construção da balança rodoviária com cerca de 21m de comprimento.

Ano 2007
Marca da Consolata sofre alterações e se torna mais modernizadas.
Em 2007 a Consolata adquire a empresa Cardinale Alimentos do Brasil, localizada em Cascavel PR. Com produtos derivados do trigo, as massas Cardinale ganharam espaço no mercado dobrando suas vendas em todo Brasil. Possuindo uma marca com origens italiana, a Cardinale destacou-se por sua força de vendas e originalidade nos produtos.
Ano 2008
Influenciada pela grande procura de produtos, a Consolata, amplia seu portfólio de produtos positivando-se no mercado de farinha com produtos para as linhas industriais e profissionais.
Começa uma parceria duradoura entre o Cantor Teodoro da dupla Teodoro e Sampaio, na rede bandeirantes de televisão. Sendo divulgada a marca Consolata para todo o Brasil.
Ano 2009
Começa a parceria entre Consolata e Klabin sendo um dos primeiros moinhos do Brasil a introduzir sacos de papel nas linhas de farinhas, Além disso, evita desperdício e facilita a organização e limpeza das áreas de estoque, permitindo pilhas estáveis e limpas. Ambientalmente corretos, os sacos industriais são 100% recicláveis, biodegradáveis e provenientes de fontes renováveis de matéria-prima, contando também com a certificação FSC (Forest Stewardship Council), o selo verde mais reconhecido do mundo.
Lançamento da linha Integral nas embalagens 5Kg e 25Kg, no mesmo ano houve o lançamento da Farinha Pão Congelado de 25Kg e Farinha P/ Pão Doce de 25Kg.
Ano 2010
Em julho de 2010 a Consolata inaugura seu escritório administrativo em Cafelândia, destacando-se na arquitetura moderna e exclusiva na região.
Consolata inova seu mix de produtos e lança ao mercado uma nova linha a Consomix do Chef para fabricação de bolos e confeitaria.
Ainda em Julho, os caminhões da Consolata passam a ter um novo Design dando mais visão da marca diante de nossos clientes e consumidores.
Ano 2012

Em Julho a Consolata Alimentos dá um grande passo, com a inauguração do novo moinho em Campo Mourão, hoje gerando mais de 20 empregos diretos e 100 indiretos.

O mês de setembro é mais um marco para história de nossa empresa. A Consolata assina contrato com a Wolksvagem e no total 15 novos carros modelo Fox, são adquiridos e repassados aos representantes Comerciais.

Mais um grande passo é dado no dia 27 de setembro. A Consolata envia sua primeira carga de produtos para o novo Centro de Distribuição de Guarulhos São Paulo – mais Conhecido como CD São Paulo.

Ano 2013

Dedicada ainda mais ao cliente em janeiro a Consolata Alimentos desenvolve um Serviço de Atendimento ao Cliente com ligação gratuita podendo sanar dúvidas referentes a todos os setores da empresa, dentre eles o comercial, logística, financeiro, marketing e imprensa e ainda controle de qualidade – 0800 645 2090.

No mês de julho a Consolata expande o seu mercado e realiza a primeira exportação de produtos.

Atualmente o Grupo Consolata esta em ampliação e modernização de todo seu complexo. Além de estar trabalhando em lançamentos de novos produtos.